A cerca de 1Km da Capela de Nosso Senhor do Calvário na base da encosta, encontra-se a capela de Nossa Senhora da Ribeira. Esta Ermida destaca-se pelo seu amplo portal de entrada. em arco romântico, o que de imediato nos alerta para a antiguidade do templo. A confirmação vamos encontrá-la junto a uma porta lateral, a poente, onde está gravada a data de 1627. Todo o pavimento é uma obra de elevadíssimo valor artístico. É constituído por milhares de pedras xistosas, de origem fluvial colocadas de topo e formando grandes rosáceas.
No altar mor encontra-se à esquerda São Francisco e à sua direita Santa Filomena e sob o altar Jesus morto.
Nos alares laterais, á direita São Lourenço e à esquerda a Santa Eufemia. Sob o arco, uma estátua do Ermitão Basílio.
Junto ao altar mor está uma pedra tumular com a seguinte inscrição:
" Aqui jaz Basílio Baltista o primeiro ermitão que foi nesta casa o qual se faleceu na era de 1636. Mãe I. da Conceição, a mandou fazer na era de 1651".
A capela foi sendo remodelada ao longo de diferentes épocas. Em 1999 foi construído um alpendre, suportado por 10 colunas de granito, assentes em muro mais antigo.
No "No Terreiro da Senhora" encontram-se mais três capelas, a cimeira dedicada ao Sr. da Cana Verde, a o meio situada sobre um rochedo a de N. Sra. Das Preces e a do fundo ao Sr. Dos Paços.
Perto da capela há uma fonte, a "Fonte da Senhora", que dá origem a uma pequena ribeira, que posteriormente se desenvolve pelo Concelho de Oliveira do Hospital, cujas águas são consideradas milagrosas (sendo conhecidos os seus benefícios na cura de cravos e outras enfermidades da pele). Para se chegar a este local é necessário percorrer um caminho de 80 degraus.
©2020 · IDStudies · Todos os direitos reservados